sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A ZEBRA PREOCUPADA

Era uma vez uma zebra riscada que vivia lá na savana. Como todas as zebras ela também tinha riscas pretas e riscas brancas como um belo pijama.
Mas esta zebra andava muito preocupada. Ela não sabia se era preta com riscas brancas ou branca com riscas pretas. Encontrava uma leoa com as suas crias e ouvia:
- Olha mãe! Uma zebra branca com riscas pretas!
Passava por duas girafas que conversavam e ouvia-as dizer:
- Vai ali uma zebra preta com riscas brancas.
Ora isto de não sabermos de que cor somos é uma grande maçada! A zebra olhava-se na água do rio e nas poças de água da chuva para observar o seu reflexo, mas mesmo assim não chegava a nenhuma conclusão.
Até que num dia de verão, quando passeava pela savana, a zebra viu uma girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela e castanha. Mas esta girafa era diferente: era castanha com pintas amarelas. A zebra aproximou-se e decidiu falar-lhe:
- Ó girafa, tu és esquisita! Estás pintada ao contrário! Não ficas triste por não seres como as outras girafas, amarela com pintas castanhas?
- Eu não! – disse a girafa. - Sou amarela e castanha como as outras. Sabes, sou como o negativo das fotografias. Quando olhamos para ele parece ao contrário, mas depois na fotografia fica tudo bem…
Depois de ouvir a girafa, a zebra continuou o seu passeio, mas não lhe saia da cabeça a conversa que tinha tido com ela. Se a girafa não se preocupava por ser pintada ao contrário das outras, porque havia ela de andar assim triste? Ela ao menos era igual às outras zebras…
Então levantou bem a cabeça e passou a trotar pelos hipopótamos que tomavam banho no rio. Quando ia a passar por eles, ouviu comentar:
- Vai ali uma bela zebra riscada!

Ana Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário